Varizes na Gravidez são preocupantes? Descubra aqui

As varizes durante a gravidez são normais. Elas acontecem porque, durante esse período, o corpo da mãe produz mais sangue, para que ela consiga sustentar dois organismos, o seu e o do bebê. Esse peso a mais acaba pressionando os vasos sanguíneos. O útero em crescimento também coloca pressão sobre os vasos pélvicos. Isso, aliado ao aumento dos níveis de progesterona, que acaba relaxando as paredes dos vasos, faz com que as varizes apareçam. Normalmente, elas crescem por volta do fim do segundo trimestre.

Mesmo as mulheres que nunca sofreram com varizes antes estão propensas a desenvolvê-las durante a gravidez. As mudanças no corpo e o aumento do peso são gatilhos para as varizes. Elas são visíveis e têm um aspecto azulado ou roxo, especialmente quando aparecem nos pés. Podem ser indolores a apenas causar preocupação estética. No entanto, em alguns casos podem apresentar sintomas como:

  • Pernas pesadas e cansadas;
  • Alterações de sensibilidade nas pernas;
  • Coceira na pele, principalmente em cima da veia varicosa;
  • Ardor;
  • Inchaço nos pés e nos tornozelos.

Varizes na Gravidez são Perigosas?

mulher gravida descansando no sofá

Normalmente não. Mesmo que coçam e doam, as varizes tendem a causar apenas problemas estéticos. Mesmo assim, tome cuidado, se notar vermelhidão e sensibilidade na superfície, e casos de febre, dor nas pernas ou taquicardia, procure um médico.

Em casos raros, a taquicardia ou a falta de ar podem indicar sinais de uma embolia pulmonar. As varizes também podem, infrequentemente, provocar tromboflebite superficial, úlcera de estase e varicorragia. Casos suspeite de algo, procure um diagnóstico médico.

Elas não provocam nenhuma sequela para o bebê, mas podem causar desconforto na mãe. Tome cuidado para que o quadro não desenvolva uma trombose venosa profunda.

Tenho alguns destes sintomas! O que devo fazer?

Os tratamentos costumam envolver cirurgias e aplicações que não podem ser feitas durante a gravidez. No entanto, você pode reduzir os desconfortos alternando água fria e água quente sobre o local durante o banho ou fazendo compressas de gelo sobe as veias dilatadas, para contraí-las e reduzir as dores.

É possível também ter alguns cuidados para prevenir o aparecimento das varizes. Veja alguns deles:

  • Estimule a circulação, fazendo caminhadas diárias por pelo menos meia hora. Também é interessante apostar na hidroginástica, bicicleta, pilates e alongamento;
  • Ande descalça, porque permite que as veias e os músculos da perna movam o sangue para o coração com mais facilidade;
  • Não fique muito tempo em pé;
  • Coloque os pés para cima à noite, colocando um travesseiro embaixo deles ou elevando os pés da cama;
  • Use meias elásticas de média compressão;
  • Cuide do peso, porque engordar muito na gestação pode estimular o surgimento das varizes;
  • Tenha uma alimentação balanceada;
  • Beba de 2 a 3 litros de água por dia.

As varizes na gravidez somem depois?

pernas de mulher com varizes

As varizes que são desenvolvidas na gestação têm tendência a melhorar de três meses a um ano depois do nascimento do bebê. Por isso, paciência. As que têm essa origem podem desaparecer sem nenhum tratamento. No entanto, como as veias não voltam totalmente à sua espessura normal, se você pretende ou já teve uma segunda gestação pode ser necessário tratá-las depois da gravidez.

A gestante que já tem histórico de varizes deve fazer o acompanhamento com um médico angiologista para prevenir complicações, juntamente com o pré-natal.

Quais cremes usar em casos de varizes na gestação?

pé sendo massageado

Como durante a gestação a mulher não pode fazer uso de remédios, os cremes especiais para varizes podem ser uma opção. No entanto, não existe nenhuma comprovação científica de que alguns cosméticos realmente eliminem as varizes ou refaçam as paredes de uma veia danificada. Os cremes são indicados para aliviar os sintomas. Os médicos tendem a esperar o nascimento do bebê, para ver se as varizes não desaparecerão naturalmente por conta da estabilidade hormonal e também a volta do peso normal da mulher.

Fontes:

http://repositorio.chlc.min-saude.pt/handle/10400.17/367

http://submission.scielo.br/index.php/jvb/article/view/28561

Post criado 6

Um comentário sobre “Varizes na Gravidez são preocupantes? Descubra aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo